Zango conta com novo posto de atendimento fiscal

Angop
Um novo Posto de Atendimento Fiscal foi inaugurado hoje no Zango II, município de Viana, pelo ministro das Finanças, Archer Mangueira, no âmbito da estratégia de alargamento da rede de serviços públicos da Administração Geral Tributaria (AGT).

No acto da inauguração, o ministro das Finanças disse que no primeiro encontro que tiveram  com o governo da provincia de Luanda e os responsáveis das administrações municipais prometeram criar estruturas para facilitar tanto a actividade de quem tem a responsabilidade de fazer a gestão da arrecadação da receita como também do contribuinte.

Assim, continuou, evita que os contribuintes dessa zona muito distante do centro da cidade tenham que ir ao centro de Luanda ou mesmo a repartição fiscal de Viana que já regista grande congestionamento de pessoal.

Ao reconhecer não ser ainda estruturas pretendidas pela administração fiscal, o ministro disse que não podem parar a actividade de arrecadação de receitas neste zona de forte actividade empresarial e comercial.

Referiu ser objectivo da AGT continuar a trabalhar para melhoria da arrecadação da receita e estar cada vez mais próximo dos contribuintes.

“Há muita vontade dos que querem pagar imposto e é para esses que devemos dirigir o nosso foco”, sublinhou o ministro das Finanças.

Por seu turno, o presidente do conselho da administração da (AGT), Silvio Burity, disse que  estes postos estão a ser instalados para maior comodidade do contribuinte e também permitir uma maior arrecadação de receitas.

Disse ser necessário estar inserido nas zonas de residência dos contribuintes, para que a administração tributária possa facilmente se aperceber de todos os actos que requerem a sua intervenção para colecta de receitas e para o cadastro do contribuinte.

Salientou que este novo Posto de atendimento Fiscal localizado no Zango II  representa uma extensão da Repartição Fiscal de Viana, disponibilizando os serviços de cadastro, arrecadação de receitas e administrativos e uma agência do Banco do Comércio e Indústria (BCI).

O município de Viana, um dos mais populosos da província de Luanda, conta com a Repartição Fiscal de Viana, localizada na sede, os postos de atendimento de Viana Park e PAF do SIAC do Zango.

A abertura deste posto enquadra-se no plano de melhoria do atendimento ao contribuinte, alargando a rede de arrecadação com o objectivo de garantir a proximidade dos serviços da Administração Geral Tributaria e o acesso às informações que permitam maior comodidade aos cidadãos, incentivando ao pagamento voluntário das obrigações tributárias.

O plano prevê a inauguração de repartições e postos fiscais da Ganda e o posto de atendimento fiscal do Cubal, na província de Benguela e a Repartição Fiscal da Matala, na província da Huila.

 


 Voltar