BODIVA é movimentada com base em código padrão internacional
Angop
Os mercados da Bolsa de Divida e Valores de Angola (BODIVA) dispõem, desde o dia 10 deste mês (Abril), de um código MIC “o XBDV”, uma ferramenta de padrão internacional, que permite a identificação de bolsas de valores, plataformas de negociação e segmento de mercado.
De acordo com um documento da BODIVA a que a Angop teve acesso nesta sexta-feira, o referido código foi atribuído pela “S.W.I.F.T, SCRL”, enquanto entidade registadora, no quadro da norma ISO10383.
A lista do Código de Identificação de Mercado (MIC) passa doravante a ser publicada em todas as segunda-feira do mês ou no dia útil seguinte, caso calhe num dia de feriado no país da Autoridade de Registo (AR) ISO 10383.
A mesma lista de MIC inclui todos os pedidos introduzidos pelos requerentes até a primeira segunda-feira do mês, após a validação com êxito pela autoridade registadora, no caso de Angola, a S.W.I.F.T, SCRL.
A criação, manutenção e desactivação de Códigos de Identificação de Mercado (MIC) é gratuita e operada pela Autoridade de Registo ISO 10383, de acordo com o documento.
A Bolsa da Dívida e de Valores de Angola (BODIVA) registou, em Fevereiro deste ano, um volume de 80 negociações que movimentaram um total de 10 biliões, 588 milhões e 798 mil kwanzas (equivalentes a USD 63 milhões, 823 mil e 312), uma redução de 29 porcento do valor negociado em relação ao mês de Janeiro.
Em Janeiro deste ano a bolsa registou 84 negociações que movimentaram 14 biliões, 812 milhões, 809 mil e 360 kwanzas (equivalente a 89 milhões, 283 mil e 811 dólares).
Voltar